Quanto paga de Imposto de Renda quem ganha 4000? Verifique isto – Quem ganha 5.000 reais por mês paga quanto de Imposto de Renda


Exemplo: uma pessoa que ganha R$ 2 mil paga 7,5% de imposto; já quem recebe R$ 5 mil, 27,5%.Um colaborador recebe o salário de R$3 mil. A alíquota de cálculo é, portanto, 11%. Acompanhe: Salário de R$3000,00 x 11% = R$330,00.

Para calcular o IRRF em 2022, é necessário usar a base do salário bruto do funcionário e descontar o valor do INSS com base na tabela do IRRF 2022. Além disso, itens como a quantidade de dependentes e de pensões alimentícias também incidem no valor irrf.

Tabela do Imposto de Renda 2022

  1. até R$ 1.903,98 – Isento – R$ 0.
  2. de R$ 1.903,99 a R$ 2.826,65 – 7,5% – R$ 142,80.
  3. de R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05 – 15% – R$ 354,80.
  4. de R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68 – 22,5% – R$ 636,13.
  5. acima de R$ 4.664,68 – 27,5% – R$ 869,36.

Quem ganha 4.800 paga quanto de Imposto de Renda

Quem ganha R$ 4 mil por mês, por exemplo (e se encaixa na faixa 4 acima), não paga 22,5% sobre toda a parte tributável do salário. Pelas contas da Receita, os 'primeiros' R$ 1.903,98 são isentos. O que passar desse valor, e não superar os R$ 2.826,65 (o limite da faixa 2) é tributado em 7,5%.de R$ 2.826,66 a R$ 3.751,05, a alíquota é de 15% e o desconto mensal é de R$ 354,80. de R$ 3.751,06 a R$ 4.664,68, a alíquota sobe para 22,5% e o desconto passa a ser de R$ 636,13. acima de R$ 4.664,68, o trabalhador entra na maior alíquota do IR, 27,5%, e o desconto mensal é de R$ 869,36.A mais conhecida é a multa para quem entregar, com atraso, a declaração. Segundo a Receita, a multa é de 1% ao mês, sobre o imposto devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Tabela de IRRF de 04/2015 a 12/2022

Base de cálculo Alíquota Dedução
de 0,00 até 1.903,98 isento 0,00
de 1.903,99 até 2.826,65 7,50% 142,80
de 2.826,66 até 3.751,05 15,00% 354,80
de 3.751,06 até 4.664,68 22,50% 636,13

Quantos por cento é cobrado o Imposto de Renda

Tabela do Imposto de Renda 2022

Base de cálculo do Imposto de Renda
Até R$1.903,98 Isento Isento
De R$1.903,99 até R$2.826,65 7,5% R$ 142,80
De R$2.826,66 até R$3.751,05 15% R$ 354,80
De R$3.751,06 até R$4.664,68 22,5% R$ 636,13

de R$ 1.903,99 até R$ 2.826,65: alíquota de 7,5%; de R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05: alíquota de 15%; de R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68: alíquota de 22,5%; acima de R$ 4.664,68: alíquota de 27,5%.Se o autônomo não ultrapassar o limite anual de R$28.559,70, não é obrigado a declarar o imposto de Renda Pessoa Física.

​​E não é só isso: quem não declara o Imposto de Renda acaba caindo na malha fina e passando por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas pelo contribuinte. Em último caso, a pessoa também pode ser oficialmente acusada de crime de sonegação fiscal (e pegar até cinco anos de prisão).

Pelas contas da Receita, os 'primeiros' R$ 1.903,98 são isentos. O que passar desse valor, e não superar os R$ 2.826,65 (o limite da faixa 2) é tributado em 7,5%. O que superar limite da faixa 2, mas não o da faixa 3, paga 15%, e assim sucessivamente.

Exemplo: uma pessoa que ganha R$ 2 mil paga 7,5% de imposto; já quem recebe R$ 4 mil, paga 15%. Nesse caso, a alíquota é de 15%. Logo, 6.000 reais devem ser descontados 900 reais de imposto de renda.

Quem ganha R$ 6.000 por mês paga quanto de Imposto de Renda

Exemplo: uma pessoa que ganha R$ 2 mil paga 7,5% de imposto; já quem recebe R$ 4 mil, paga 15%. Nesse caso, a alíquota é de 15%. Logo, 6.000 reais devem ser descontados 900 reais de imposto de renda.Verificar qual é a faixa salarial para desconto do IRRF

Tabela IRRF Atualizada 2022
Rendimento mensal Desconto
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15%
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5%
Acima de R$ 4.664,69 27,5%

Se Recebeu acima de R$28.559,80 anual ou R$2.380,00 por mês deve declarar o Imposto de Renda Pessoa Física e fazer os devidos recolhimentos.